Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: nessa sequência, os alunos deverão refletir sobre a ideia de infância/adolescência, partindo do pressuposto de que o tema pode ter diferentes concepções, que podem ser baseadas nas vivências e experiências de cada indivíduo e em aspectos que são semelhantes para todos. Ao fim, eles produzirão e apresentarão um projeto sobre o que é ser criança/adolescente para a comunidade escolar. A proposta dessa sequência está organizada em 4 planos de aula, sendo os dois primeiros para uma aula de 50 minutos e o terceiro e quarto planos para aulas duplas com previsão de 100 minutos de trabalho.
Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de 2 aulas (totalizando 100 minutos), esse plano de aula propõe que os alunos retomem as ideias sobre o que é ser criança/adolescente formuladas nas aulas anteriores. Após uma reanálise do pensamento da turma, eles vão projetar uma forma de expressar para a comunidade escolar as concepções estabelecidas, dividindo-se em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável por uma temática e deverá explorar essa temática por meio de uma forma de expressão. Cada grupo deverá preencher uma tabela, indicando a temática, a forma de expressão e o plano de ação para a apresentação, pensando em estratégias, manejo de recursos e de tempo. Ao fim, cada grupo compartilhará ideias uns com os outros, permitindo que haja intervenções a fim de enriquecer o projeto de todos, tudo sob mediação do professor. Na próxima aula, os grupos devem chegar preparados para iniciar a execução do projeto.
Esse plano de aula aborda aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF35LP20, EF15LP09, EF15LP11 e EF05HI05, contemplando as áreas de conhecimento de Língua Portuguesa e História que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC:
8 - Autoconhecimento e autocuidado - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar da saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo as próprias emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9 - Empatia e cooperação - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, de saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Como adequar à sua realidade: há uma variação no modo como os estudantes se percebem e percebem aos outros nessas faixas etárias. Os mais velhos, que já se aproximam do EF II, podem não se ver mais como crianças, mas, sim, adolescentes. Nesse sentido, adapte a atividade ao contexto em que atua e à concepção que os estudantes têm de si. Uma opção é trabalhar a partir de perguntas, como: "O que é ser criança e o que é ser adolescente?", "em que momento da vida vocês se encontram?, "qual é a importância desse momento de vida?"
Organização das aulas: essa sequência, que contempla 4 planos de aula, pode acontecer no contexto de um único componente ou combinar encontros de dois ou três deles. O primeiro e o segundo planos podem ser realizados em aulas separadas. Já as aulas 3 e 4 e as 5 e 6 podem ser sequenciadas no mesmo dia. Se não for possível, organize as aulas de outra forma, tendo em vista os objetivos e as especificidades da sequência.
Ação prévia: nas aulas anteriores, os alunos discutiram sobre o que é ser criança/adolescente. Resgate o registro da fala dos alunos para fazer uma interlocução com as construções que serão realizadas nessa aula.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência propõe a criação e o desenvolvimento de um projeto. No processo, cria oportunidades para o desenvolvimento da autonomia, da colaboração e da iniciativa, já que os estudantes vão encabeçar as ações de pesquisa e criação. O protagonismo se constrói, sobretudo, no convite feito aos estudantes para que se afirmem e se posicionem enquanto crianças/adolescentes. Há também momentos de planejamento e organização de recursos. A discussão sobre o que é ser criança ou adolescente também se relaciona ao desenvolvimento do pensamento crítico e do autoconhecimento.
Materiais necessários: lápis e borracha para preenchimento da Tabela - Plano de ação.
Material complementar:
- Tabela: Plano de ação. Disponível nos materiais complementares. Acesso em: 29 abr. 2020.
Para você saber mais: aqui estão disponibilizados materiais de embasamento e aprofundamento para que você possa utilizar para conhecimento próprio ou, caso julgue interessante, com a turma. Para essa aula, há 3 planos de aula NOVA ESCOLA, um sobre a evolução dos direitos das crianças, outro sobre as etapas da vida e, por fim, um sobre as etapas de desenvolvimento humano.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: retome as conversas anteriores sobre o que é ser criança/adolescente. Pergunte:
- A ideia de infância/adolescência que vocês tinham no início dessa sequência se transformou após as últimas aulas?
- Quais ideias permaneceram iguais e quais se modificaram?
- Diante de tudo o que conversamos, o que é ser criança/adolescente? Ser criança/adolescente é igual para todos?
Dê tempo para os estudantes refletirem sobre o que pensavam acerca da infância/adolescência e se mudaram alguma dessas ideias. Oportunize um espaço para que possam explicar essas mudanças.
- O que mudou nas suas ideias sobre o que é ser criança/adolescente?
- Por que você pensou nessas mudanças?
- O que você acha das mudanças das ideias que seus colegas tiveram?
Explique que, após definirem bem a ideia do que é ser criança/adolescente, eles devem se dividir em grupos para produzir formas de expressar a infância/adolescência para a comunidade escolar.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: divida a turma em 4 grupos. Deixe os alunos à vontade para que eles próprios possam escolher os grupos, pois fazer escolhas, por mais simples que sejam, é um ponto interessante para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, algo desejável na Educação Empreendedora. Indique alguns critérios para esse processo de escolha, como escolher um colega que nunca trabalhou junto ou que deseja conhecer melhor etc. Explique que os grupos deverão organizar uma apresentação que expresse para a comunidade escolar o que é ser criança/adolescente. Para isso, faça um sorteio de uma temática a ser explorada e uma forma de expressão para cada grupo. Como sugestão, apresentamos as seguintes possibilidades de temáticas:
1 - Criança/adolescente tem direitos (e deveres): histórico sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes no Brasil;
2 - Crianças/adolescentes de todos os cantos do Brasil (pluralismo cultural encontrado em crianças/adolescentes de várias localidades do País);
3 - O que muda no meu corpo: transformações fisiológicas e psicológicas que as pessoas passam no período da infância e na transição para a adolescência;
4 - Brincadeiras de hoje e brincadeiras de sempre: as mudanças que as brincadeiras e os jogos infantis sofreram no decorrer do tempo.
Caso deseje incluir outra temática ou substituir alguma dessas de acordo com as vivências e especificidades da turma, realize tais mudanças, sempre adequando a quantidade de grupos.
Para as formas de expressão, sugira que os grupos optem por: esquete, dança, paródia ou vídeo... Caso algum grupo pontue outra forma de expressar a temática, considere utilizar a sugestão deles, estimulando a criatividade e a autonomia dos grupos. Eles devem definir e preencher as duas primeiras colunas da tabela (disponível nos materiais complementares desse plano) com a temática abordada pelo grupo e a forma de expressão dessa temática.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: esse será o momento em que os grupos pensarão no plano de ação da parte de cada um na apresentação do projeto. Peça para discutirem sobre a forma como apresentarão a temática escolhida para a comunidade escolar. Esclareça que é muito importante exporem a criatividade e o trabalho colaborativo. Peça que, à medida que forem decidindo sobre como será a apresentação, preencham a última coluna da tabela, correspondente ao plano de ação. Aponte que o tempo para apresentação de cada grupo para a comunidade escolar deve ser, no máximo, de 10 minutos. À medida que os grupos discutem, caminhe entre eles e medeie as discussões por meio de questionamentos:
- Como vocês pretendem apresentar a temática de vocês?
- Vocês estão tendo alguma dificuldade para planejar a apresentação de vocês?
- A apresentação alcança o objetivo de informar e conscientizar a comunidade escolar sobre o que é ser criança/adolescente?
- Quais propostas criativas vocês estão planejando para a apresentação?
- O trabalho de vocês está sendo colaborativo? Qual a função de cada membro do grupo?
- Vocês vão precisar de algum recurso? Quais? Deixaram registrado no plano de ação?
- A apresentação será possível de ser executada dentro de 10 minutos?
Solicite que os grupos terminem de preencher a tabela e se preparem para compartilhar as ideias que surgiram. Durante essa preparação, ressalte a colaboração como um valor importante para o desenvolvimento de ações em grupos de pessoas.
Fechamento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: fale que, agora, cada grupo fará uma breve explanação sobre as ideias que apareceram durante as discussões (em torno de 5 minutos para cada grupo, e mais 2 ou 3 minutos para os demais grupos levantarem questionamentos ou apresentarem sugestões para o que está sendo apresentado). Antes das apresentações, explique que a fala dos alunos precisa ser ordenada e respeitar a apresentação dos colegas, tendo como objetivo enriquecer a proposta do grupo e não desvalorizar o trabalho dos membros. Caso alguma estratégia de apresentação não tenha viabilidade, explique a necessidade de trocá-la, mas pontuando que a ideia é interessante e que foi válido o esforço dos integrantes para pensar nela. À medida que os grupos vão apresentando, pontue os recursos que precisarão solicitar/providenciar. Na próxima aula, os alunos devem ter disponíveis esses materiais e já ter um plano de ação traçado para colocarem o plano em prática e apresentarem para a comunidade escolar. Para encerrar, realize uma rápida devolutiva para os alunos sobre a participação deles na aula e como colaboraram com o planejamento do projeto.