Sobre o plano
As orientações desse plano não devem ser apresentadas aos alunos, elas apresentam detalhamento das ações e maiores subsídios para que você, professor, possa se organizar melhor para a execução da aula.
Resumo da sequência: essa sequência é composta de 3 planos. Nela, as crianças serão convidadas a pensar nas atividades em roda para além do brincar. Pretende-se que percebam, por meio das atividades e reflexões propostas, que as vivências, brincadeiras e demais situações em roda são formas de aprendizagem e interação. Pretende-se abordar a ideia da colaboração e da coletividade, além da importância da tomada de decisão em grupos. Para isso, a turma vivenciará e refletirá sobre variadas atividades em roda e, posteriormente, realizará, de forma mais autônoma e intencional, uma proposição de atividade em roda.
Sobre esse plano: esse plano contempla uma aula de 50 minutos e finaliza a sequência de (re)inventando a roda. Nessa aula serão propostas reflexões e vivências que ajudarão a turma a compreender a ideia de cooperação, coletividade e tomada de decisão por meio de vivências em roda. Os alunos farão uma reflexão sobre o uso da roda em sala de aula, para propor soluções a algumas questões do grupo. A roda será vivenciada por meio de assembleia.
Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, contemplada em 3 planos de aula. Neles serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF15AR03, EF12EF01 e EF01GE02, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1. Conhecimento e 3. Repertório cultural.
Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente ou combinar encontros com outro.
Ação prévia: caso não tenha realizado o plano 2 dessa sequência, apresente para seu grupo, antes dessa aula, algumas imagens que mostram situações de roda pelo mundo e através dos tempos. É importante mostrar rodas para o trabalho, para o estudo, comemorações, e não apenas no campo do brincar. Faça o levantamento de questões e situações de conflito que precisam ser revisadas com a turma. Caso não haja conflitos, pense um uma situação em que o grupo precisa se reunir, em assembleia, para resolver.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência coloca em pauta a importância da organização do trabalho colaborativo, busca desenvolver a interação entre os pares e a autonomia, com o intuito de favorecer o exercício de escolhas pelos estudantes. Espera-se que eles compreendam a funcionalidade das rodas como momentos não apenas de lazer, mas de situações que promovem a socialização e a integração do grupo e ajudam a lidar com aspectos da coletividade.
Materiais necessários:
Slide 2 - Texto professora Ana - (Materiais complementares)
Imagem slide 3 - (Materiais complementares)
Regras slide 5 - (Materiais complementares)
Para você saber mais:
É importante reconhecer as diversas formas de manifestações em rodas, percebendo-as como momentos de integração e socialização de grupos. As aulas e vídeos sugeridos trazem maior embasamento e repertório para discutir a função da roda com os grupos.
- Hora de montar uma assembleia escolar - Nova Escola
Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/924/hora-de-montar-uma-assembleia-escolar-o-que-fazer
Acesso: 29/2/2020
- Experiências de assembleias de classe nas séries iniciais do Ensino Fundamental - Fonte: MEC
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/19_pataro.pdf
Acesso: 29/2/2020
- A importância do lúdico através de brincadeiras cantadas na Educação Infantil no contexto da gestão escolar - Fonte: Monografia de especialização
Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/2612/Lima_Maria_Valrineide_da_Silva.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Acesso em: 2/2/2020
Introdução
Tempo sugerido: 12 minutos (tempo total)
Orientações: acolha o grupo com as carteiras organizadas enfileiradas. Fique à frente da turma e abra a conversa dizendo aos estudantes que terão de resolver um problema. Projete o slide com o problema da professora Ana.
Caso não conte com projetor, você pode imprimir o texto do material complementar.
Peça aos alunos para lerem o problema juntos e em voz alta. Aproveite a leitura e questione o grupo se situações como essas acontecem com a turma. Ouça os alunos e diga que precisam buscar uma solução juntos para o problema e, em seguida, faça alguns questionamentos:
- Se um problema como esse ocorresse em nossa sala, o que faríamos?
- Qual a melhor forma de resolver situações de conflito?
- Como você ajudaria a professora?
Espera-se que o grupo fale sobre fazerem algum tipo de reunião, conversa ou combinados. Auxilie nas discussões perguntando se a forma que estão organizados melhora a conversa para resolução de problemas.
Introdução
Tempo sugerido:
Orientações: projete a imagem para o grupo, mas caso não conte com projetor, imprima a imagem disponível no material complementar e a entregue para os alunos, de modo que cada dupla tenha uma para analisar.
Questione rapidamente os alunos:
- O que eles devem estar fazendo?
- Por que parte da comunidade se reúne assim?
- Como estão reunidos?
Conduza a conversa de modo que os alunos percebam que a organização em roda proporciona o melhor entendimento do grupo, maior participação e ação dos indivíduos, além de auxiliar na resolução de problemas.
Ao final das discussões, conte ao grupo que a comunidade realizava uma assembleia para buscar soluções para problemas enfrentados pela própria comunidade.
Explique ao grupo que as assembleias de turma são boa estratégia para promover o aprendizado da convivência, da argumentação e o exercício da democracia. Elas podem garantir que os alunos tenham um espaço reservado para exercitar a argumentação e participar ativamente na solução dos problemas da escola. Mostre que essa seria uma boa solução para resolver o problema da turma de Ana.
Se você já promoveu assembleias em sua turma, é provável que os alunos identifiquem e falem sobre essa abordagem metodológica.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos (total)
Orientações: explique aos alunos que você vem percebendo algumas situações conflituosas no grupo (veja as situações que podem servir de exemplo abaixo). Peça para que relatem o que os incomoda. Solicite que, um a um, falem sobre fatos cotidianos que não têm dado muito certo na sala. Cuide para que nenhum nome seja citado e nenhuma criança exposta. Registre as falas das crianças no quadro. Peça ao grupo que selecione as questões mais relevantes e urgentes a serem discutidas.
Pergunte ao grupo:
- Como eles podem resolver essas questões?
É esperado que respondam que podem fazer uma votação, reunião ou, até mesmo, assembleia.
Após todos terem dado opinião, explique que eles devem se reunir em assembleia para resolver algumas dessas questões.
Explique ao grupo que uma assembleia reúne pessoas que têm algum interesse comum, e que têm como finalidade discutir e decidir sobre temas determinados. Diga que, nessa assembleia, o grupo terá autonomia na tomada de decisões e que todos os alunos serão corresponsáveis pelas decisões que forem tomadas.
Como adequar à sua realidade: busque situações da realidade da sua turma ou escola para serem discutidas na assembleia. Pode ser um problema parecido com o da professora Ana, problemas nas aulas de Arte ou Educação Física, falta de hábito de estudos na turma, escolha do representante de turma ou, até mesmo, uma questão que envolva a comunidade escolar.
Imagem disponível em: https://www.freepik.com/free-photo/group-multiethnic-designers-brainstorming_3533291.htm#page=1&query=grupo&position=19
Acesso: 7/3/2020
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos (total)
Orientações: projete o slide com as regras para a execução da assembleia e auxilie os estudantes na organização da sala.
A aula deve iniciar com carteiras enfileiradas, com o intuito de perceberem como a organização em roda pode auxiliar no trabalho com o grupo.
Caso não conte com projetor, imprima as orientações disponíveis no material complementar.
Realize a assembleia com o grupo, lembrando os alunos das regras estabelecidas. Faça intervenções sempre que os alunos deslocarem o foco da atividade. Sempre que possível, retome com os estudantes como a organização em roda pode promover maior interação entre os pares.
Faça com que os alunos se percebam mais autônomos e mais capazes de decidir sobre os temas discutidos.
Explique que você auxiliará no registro da ata, já que, pela idade do grupo, esse tipo de registro pode ser bem desafiador. A depender do grupo, esse registro pode ser ilustrado. Dessa forma, você pode atender aos diferentes níveis no processo de alfabetização das crianças.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: para fechar a sequência de atividades, proponha que, ainda em roda, as crianças retomem as decisões tomadas.
Peça ao estudante que registrou a ata que leia as decisões para o grupo.
Faça uma avaliação da discussão para o grupo e dê os feedbacks do que estava muito bom e do que necessita melhorar.
Peça às crianças que digam a opinião delas sobre a vivência da assembleia.
Peça aos alunos para registrarem, como memória da aula, as questões apresentadas na assembleia e as decisões tomadas pelo grupo.
Pergunte ao grupo:
- O que podemos fazer em roda?
Se você realizou toda a sequência, esse é o momento de retomar as brincadeiras vivenciadas, as fotos analisadas, pesquisas e conversas com os pais.
Após as devolutivas da turma, exponha as ideias do grupo no mural da sala.