Plano de aula: Realizando um campeonato de jogos

Plano 5 de 5. Veja todos os planos sobre Jogos com regras !


4

Após selecionarem o jogo, converse com as crianças a fim de investigar como podem organizar o campeonato. Busque, nessa conversa, instigar as ideias delas, trazendo provocações, apoiando as relações e valorizando as descobertas.

Possíveis falas e ações das crianças neste momento: Já sei! A gente faz 4 times na turma! Quem for perdendo, saí! Não! Quem perde ainda pode ser o terceiro lugar. A gente precisa pensar em um jeito! Que tal desenharmos um quadrado para cada time e ir fazendo os desenhos das linhas igual esse aqui (revelando um gráfico ou mapa de campeonato, utilizando o material selecionado pelo professor)?

Possíveis falas e ações do professor neste momento: Ah, deixa eu ver essa imagem que você está falando! Vejam, essa linha diz que, após os primeiros jogos, os times perdedores jogam entre si. Será que essa é a disputa de um terceiro lugar? Todos concordam que a turma se organize em quatro times? Quantas crianças haverá em cada time?


5

Continue investigando junto ao grupo quanto a composição das regras de um campeonato. Faça observações que ajudem as crianças a sistematizarem, aprofundarem seus pensamentos e fazerem trocas entre si, de modo que os conhecimentos revelados se complementem e uma criança apoie a outra. Portanto, diga às crianças que você irá anotar no cartaz o fruto desse diálogo que estão fazendo. Sendo assim, vocês elaborarão quais serão as regras do campeonato em forma de lista. Investigue qual será a primeira regra do campeonato. Leia algumas regras presentes nas exemplificações que trouxe para o grupo.

Possíveis falas e ações do professor neste momento: Agora, precisamos organizar esse diálogo em forma de regras para o campeonato. Separei esse cartaz para registrar a lista de regras. Qual será a primeira regra da lista? Quem sabe, se eu ler a regra desse campeonato de UNO, a gente tenha uma ideia. Vejam, aqui fala sobre quem poderá participar do campeonato. Vocês acham que essa é uma boa informação para estar em nossa regra? Pode participar do nosso campeonato quem quiser? As crianças de outras turmas poderão participar deste campeonato?


6

Após finalizarem a escrita das regras do campeonato, leia para as crianças, convidando-as a verificarem se desejam acrescentar mais alguma informação. Em seguida, instigue o grupo a refletir sobre a composição da tabela de jogos do campeonato. Busque das crianças os pensamentos acerca de como se organizará os jogos dentro do campeonato, quantos dias durará, quais times competirão entre si, dentre outras informações que compõem a tabela do campeonato. Sugerimos que, caso as crianças não cheguem a um consenso quanto a organização de disputa entre os times, você sugira um sorteio para decidir quais times se enfrentarão.

Possíveis falas e ações das crianças neste momento:Tive uma ideia. No primeiro dia, todos os times jogam. Aí, a gente vai ter 2 que irão ganhar e dois que irão perder. Os dois que ganharam jogam de novo. Neste momento, o professor pode acolher essa ideia da criança e lançar o pensamento de como definirão quais times competirão entre si no primeiro dia.


7

Preveja que algumas crianças podem optar por não participarem do campeonato. Investigue as razões para a recusa e acolha as escolhas das crianças, propondo que assumam outras funções dentro do campeonato, como juiz ou responsável pelo registro de resultados, por exemplo. Uma vez elaborada a tabela do campeonato, faça a leitura para as crianças e busque saber se elas desejam fazer alguma alteração. Observe que, a partir do jogo escolhido e das sugestões quanto a composição do campeonato e do formato, o número de times e a dinâmica poderá ser diferenciada da exemplificada neste plano. É possível acolher os times em séries e ter uma duração maior, por exemplo. Em todas as sugestões, acolha as ideias das crianças, instigue-las e as apoie para sistematizarem e aprofundarem os sentidos que estão construindo no contexto dessa atividade.


8

Após o grupo ter acordado a composição do campeonato, convide as crianças a realizarem a primeira rodada, organizadas nos 4 times ou seguindo a lógica elencada pelo grupo. Contudo, considere que é fundamental que, ao longo da atividade, você observe o engajamento da turma com a proposta. Caso sinta que as crianças estão cansadas frente a densidade da atividade, pause a proposta e combine com elas o início ou a continuidade do campeonato no próximo dia ou em outro período do dia. Neste caso, busque animá-las, definindo com o grupo quais serão os dias de cada rodada do campeonato e inserindo-os na tabela ou no calendário da turma.


9

Ao vivenciarem a primeira rodada do campeonato, circule pelos pequenos grupos fazendo observações sobre as experiências dos jogos e as interações entre as crianças. Observe e acolha as emoções experimentadas pelas crianças nas diversas situações das partidas, principalmente nas situações de divergências. Incentive-as a encontrarem as soluções para os conflitos que se apresentarem durante o jogo. Oportunize que elas reflitam e encontrem soluções para os desafios. Incentive o grupo a observar os registros do campeonato e, ao término das partidas, reúna as crianças para apreciarem a tabela do campeonato, atualizá-la e analisá-la. Caso haja uma criança com a função de registrar os resultados, ofereça o suporte necessário para essa ação ou convide alguém para realizar o registro.


Para finalizar:

Após a atualização da tabela, peça às crianças que organizem os jogos e diga que darão continuidade ao campeonato ao longo da semana.

Desdobramentos

As diversas experiências do grupo ao longo das partidas do campeonato, como os conflitos e as reações diante das vitórias e derrotas, podem dar origem a atividades que buscam refletir sobre estas situações por meio de dinâmicas de grupo, conversas ou contações de histórias. Você aprofundar a participação da turma com jogos e modelos de campeonatos mais elaborados. Por exemplo, inserindo os times organizados em séries. Considere expandir a organização do campeonato para outras turmas de sua escola. Engajando as crianças em uma nova organização de campeonato e colocando-as frente a novos desafios.

Engajando as famílias

As famílias podem ser envolvidas a partir da exposição dos registros do campeonato, organizado e realizado pelo grupo, feitos no mural da sala, para que apreciem os resultados. Além disso, incentive as crianças a partilharem as experiências com os familiares.

Compartilhe:

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Pinterest