Plano de aula: Planejando a construção de um jogo de tabuleiro

Plano 3 de 5. Veja todos os planos sobre Jogos com regras !


4

Ao finalizarem o registro das observações, sinalize para as crianças que é hora de começarem a pensar no jogo que irão criar. Questione o grupo sobre por onde é possível começar. Sugira que comecem definindo qual será o enredo do jogo. Por exemplo, se a temática for mundo animal, as crianças podem definir que o jogo será um caminho em uma floresta ou uma exploração no fundo do mar. Em seguida, estimule o grupo a começar a pensar nas regras do jogo. Diga que você irá registrar as ideias trazidas no quadro ou papel fixado na parede. Busque enriquecer estas contribuições promovendo a troca de ideias entre as crianças por meio de questionamentos estruturantes.

Possíveis falas do professor neste momento: o que é objetivo do jogo? Alguém sabe me dizer? Então, qual será o objetivo do que estamos construindo? Quantos serão os jogadores? Como eles irão se locomover no percurso do tabuleiro? O que pode acontecer neste caminho?


5

Ao esgotarem o registro das ideias e regras do jogo, faça a leiturado cartaz construído neste diálogo e questione o grupo acerca da concretização do jogo. Isto é, como podem fazer para construir o jogo que acabaram de idealizar. Acolha as falas das crianças e diga que trouxe uma tabela em um grande cartaz para fixar na parede, que pode ajudar neste planejamento.


6

Apresente ao grande grupo a tabela de plano de ação. Diga que este é um modelo muito usado pelas pessoas que precisam se planejar para fazer algo. Diga que a tabela nos ajuda a organizar as ideias e depois combinar as etapas de tudo que temos que fazer, sem esquecer de nada que combinamos. Destaque que a tabela possui colunas: uma com o que precisa ser feito e uma com os recursos que são necessários para fazer isto, ou seja, um lugar para listar os materiais que precisarão.


7

Convide as crianças a preencherem a tabela com seu apoio, isto é, sendo você o escriba. Busque detalhar o processo de escrita das palavras trazidas pelas crianças, estimulando-as a refletirem sobre elas. Para isso, considere que esta é uma construção de texto oral (das crianças) com destino escrito (escrita do professor) e que marcar o tempo da escrita enquanto registra as ideias das crianças é uma forma interessante de detalhar esse processo.

Possíveis falas do professor neste momento: Precisaremos fazer um tabuleiro. Então, vou escrever aqui na primeira coluna a palavra tabuleiro. Alguém sabe como se escreve a palavra tabuleiro? Precisaremos fazer um tabuleiro, certo? Agora precisamos preencher esta outra coluna. Que materiais precisaremos para construir o tabuleiro?


Para finalizar:

Ao concluir o preenchimento da tabela, faça a leitura dos itens que foram listados como necessários para a confecção do jogo. Faça uma revisão com as crianças, verificando se deixaram de incluir algo importante. Diga para o grupo que ela ficará exposta para complementarem se tiverem outras ideias e proponha que construam o jogo em outro momento.

Desdobramentos

O desdobramento natural desta atividade é a construção do jogo de tabuleiro utilizando o plano de ação elaborado. Preveja atividades que considerem as ações definidas pelo grupo no plano de ação, como a confecção do tabuleiro, a elaboração das regras. Organize pequenos grupos, lance mão dos materiais já existentes na sala ou reutilize materiais comuns na escola, como caixas, copos, tampas de hidrocores e outros. Você pode construir uma agenda para a elaboração do jogo com a turma. Preparamos uma sugestão aqui. Sendo assim, reserve atividades apenas para a confecção do tabuleiro, que envolve uma parte estática, uma parte de organização da trilha, outra dos números etc. Em outro dia, organize com as crianças as penalidades, dicas e prêmios que podem contar nas casas, como: “você ajudou a salvar uma baleia, avance dois espaços”, ou “você jogou lixo na praia, fique uma rodada sem jogar” etc. Outra atividade pode ser dedicada a elaborar as regras e mais uma para finalizar: fazer o dado, os peões, a embalagem do jogo etc. Além disso, a realização de um campeonato do jogo quando pronto é uma opção.

Engajando as famílias

Exponha as regras do jogo e o plano de ação no mural da sala e peça para que as famílias contribuam com sugestões, seja propondo novas regras para enriquecer o jogo ou indicando novas ações ou materiais para a confecção dele.

Compartilhe:

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Pinterest