Plano de aula: Planejando a construção de um jogo de tabuleiro

Plano 3 de 5. Veja todos os planos sobre Jogos com regras !


3

Ao encerrarem a partida do jogo ou um número significativo de rodadas, convide o grande grupo a comparar os jogos disponíveis. Busque perceber com o grupo se os jogos são todos iguais, o que eles têm em comum, dentre outras caraterísticas. Durante as observações, busque instigar as crianças a perceberem os elementos comuns entre os jogos de tabuleiro. Aproveite este momento para registrar as informações trazidas pelas crianças no quadro ou papel fixado na parede, dizendo ao grupo que essas são informações importantes para que possam atender ao desafio de criarem um jogo. Leia as observações registradas e questione as crianças se existe algo mais que precisam saber sobre jogos de tabuleiro para criar um novo jogo sobre o tema que estão envolvidas.

Possíveis falas e ações do professor neste momento: O que os jogos de tabuleiro têm em comum? Vamos observar os tabuleiros? Ah, boa! Vou anotar essa sua observação aqui no cartaz: os tabuleiros tem caminhos para as peças caminharem. Percebem algo mais? Ótima percepção, então vou anotar: algumas casas do caminho do tabuleiro tem cores diferentes e indicam tarefas.


4

Ao finalizarem o registro das observações, sinalize para as crianças que é hora de começarem a pensar no jogo que irão criar. Questione o grupo sobre por onde é possível começar. Sugira que comecem definindo qual será o enredo do jogo. Por exemplo, se a temática for mundo animal, as crianças podem definir que o jogo será um caminho em uma floresta ou uma exploração no fundo do mar. Em seguida, estimule o grupo a começar a pensar nas regras do jogo. Diga que você irá registrar as ideias trazidas no quadro ou papel fixado na parede. Busque enriquecer estas contribuições promovendo a troca de ideias entre as crianças por meio de questionamentos estruturantes.

Possíveis falas do professor neste momento: o que é objetivo do jogo? Alguém sabe me dizer? Então, qual será o objetivo do que estamos construindo? Quantos serão os jogadores? Como eles irão se locomover no percurso do tabuleiro? O que pode acontecer neste caminho?


5

Ao esgotarem o registro das ideias e regras do jogo, faça a leiturado cartaz construído neste diálogo e questione o grupo acerca da concretização do jogo. Isto é, como podem fazer para construir o jogo que acabaram de idealizar. Acolha as falas das crianças e diga que trouxe uma tabela em um grande cartaz para fixar na parede, que pode ajudar neste planejamento.


6

Apresente ao grande grupo a tabela de plano de ação. Diga que este é um modelo muito usado pelas pessoas que precisam se planejar para fazer algo. Diga que a tabela nos ajuda a organizar as ideias e depois combinar as etapas de tudo que temos que fazer, sem esquecer de nada que combinamos. Destaque que a tabela possui colunas: uma com o que precisa ser feito e uma com os recursos que são necessários para fazer isto, ou seja, um lugar para listar os materiais que precisarão.


7

Convide as crianças a preencherem a tabela com seu apoio, isto é, sendo você o escriba. Busque detalhar o processo de escrita das palavras trazidas pelas crianças, estimulando-as a refletirem sobre elas. Para isso, considere que esta é uma construção de texto oral (das crianças) com destino escrito (escrita do professor) e que marcar o tempo da escrita enquanto registra as ideias das crianças é uma forma interessante de detalhar esse processo.

Possíveis falas do professor neste momento: Precisaremos fazer um tabuleiro. Então, vou escrever aqui na primeira coluna a palavra tabuleiro. Alguém sabe como se escreve a palavra tabuleiro? Precisaremos fazer um tabuleiro, certo? Agora precisamos preencher esta outra coluna. Que materiais precisaremos para construir o tabuleiro?


Para finalizar:

Ao concluir o preenchimento da tabela, faça a leitura dos itens que foram listados como necessários para a confecção do jogo. Faça uma revisão com as crianças, verificando se deixaram de incluir algo importante. Diga para o grupo que ela ficará exposta para complementarem se tiverem outras ideias e proponha que construam o jogo em outro momento.

Desdobramentos

O desdobramento natural desta atividade é a construção do jogo de tabuleiro utilizando o plano de ação elaborado. Preveja atividades que considerem as ações definidas pelo grupo no plano de ação, como a confecção do tabuleiro, a elaboração das regras. Organize pequenos grupos, lance mão dos materiais já existentes na sala ou reutilize materiais comuns na escola, como caixas, copos, tampas de hidrocores e outros. Você pode construir uma agenda para a elaboração do jogo com a turma. Preparamos uma sugestão aqui. Sendo assim, reserve atividades apenas para a confecção do tabuleiro, que envolve uma parte estática, uma parte de organização da trilha, outra dos números etc. Em outro dia, organize com as crianças as penalidades, dicas e prêmios que podem contar nas casas, como: “você ajudou a salvar uma baleia, avance dois espaços”, ou “você jogou lixo na praia, fique uma rodada sem jogar” etc. Outra atividade pode ser dedicada a elaborar as regras e mais uma para finalizar: fazer o dado, os peões, a embalagem do jogo etc. Além disso, a realização de um campeonato do jogo quando pronto é uma opção.

Engajando as famílias

Exponha as regras do jogo e o plano de ação no mural da sala e peça para que as famílias contribuam com sugestões, seja propondo novas regras para enriquecer o jogo ou indicando novas ações ou materiais para a confecção dele.

Compartilhe:

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Pinterest

Próximos planos da sequência

Veja outros planos sobre Planejando a construção de um jogo de tabuleiro.