Plano de aula: Jogo Volençol

Plano 3 de 5. Veja todos os planos sobre Jogos na área externa!


Para finalizar:

Peça às equipes que organizem os blocos de montar na caixa. Convide alguns alunos para pendurar no varal ou fixar no mural as imagens de gráficos utilizadas na atividade. Explique que após impressa, a foto do gráfico feito com os blocos de montar será também incluída no varal ou mural.

Retome com a turma a rotina do dia para prosseguir para o próximo momento.

Desdobramentos

Esta atividade pode ser repetida diversas vezes. As crianças podem convidar uma outra turma da escola para jogar o Volençol, ou até mesmo organizar um campeonato. Podem experimentar outras formas de registro de pontos e também construir gráficos sobre o campeonato, por exemplo, com os dados de número de vitórias por turma. Na construção dos gráficos experimente outros agrupamentos, como duplas ou pequenos grupos.

A partir do campeonato e dos registros podem manter um painel informativo dos jogos para acompanhamento das famílias em momentos de entrada e saída.

Engajando as famílias

Planeje com a turma uma partida de Volençol para ser realizada com os pais numa reunião ou evento da escola. Combine com as crianças a coordenação da partida no dia. Uma criança pode explicar o que é o Volençol, outra pode falar sobre as regras e assim por diante, até que a partida comece. Os times podem ser formados com pais e filhos cooperando no mesmo grupo. Essa será uma experiência muito prazerosa para todos.

Compartilhe:

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Pinterest

Próximos planos da sequência

Veja outros planos sobre Jogo Volençol.