Plano de aula: Identificando palavras que rimam

Plano 4 de 5. Veja todos os planos sobre Investigando palavras e sonoridades!

Desdobramentos

Você pode realizar essa atividade com outras parlendas, poemas e poesias, ou trazer o desafio de encontrar as rimas de outra maneira. Escreva o texto da parlenda no cartaz sem as palavras que rimam, ou seja, com os versos incompletos e deixe um espaço que seja adequado para a inserção das palavras que faltam. Prepare fichas com as palavras que estão faltando e as disponha para o grande grupo. Leia os versos e peça às crianças que identifiquem qual par de palavras o completaria. Procure utilizar essa diversidade de gêneros textuais no dia a dia e não esqueça de, sempre que possível, mostrá-los em seu portador.

Engajando as famílias

Prepare com as crianças uma lista de cinco palavras e envie para casa. Comunique as famílias que as crianças estão brincando de descobrir rimas e solicite que os familiares as ajudem a encontrar rimas para as palavras da lista. Compartilhe que as crianças, ao retornarem para a sala com o desafio alcançado, serão convidadas a socializarem com os demais colegas as descobertas. Assim, poderão comparar ou até mesmo descobrir que uma palavra pode ter várias rimas.