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Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fotografia
Contextos prévios:
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Como chegamos ao álbum digital
Partilha de olhares fotográficos
A proposta convida as crianças para registrarem imagens com foco em enquadramentos. Sendo assim, é fundamental que você organize uma tabela para registrar o número da máquina fotográfica que a criança utilizará e a sequência das três fotografias que ela registrar. Dessa forma, posteriormente você poderá organizar a curadoria das fotos, atentando-se para a autoria das imagens. Pesquise imagens que revelem situações de enquadramento fotográfico. Selecione duas imagens dos fotógrafos contextualizados na sequência. Aqui você encontra algumas de David Reeks, e, aqui, as de David McDonald. Planeja reservar um espaço e projetor de imagens, para que ao final da vivência dos registros fotográficos das crianças as imagens sejam partilhadas no grupo. Organize molduras em formatos cilíndricos, retangulares, quadrados, em diferentes tamanhos. Considere que sejam em papel panamá, ou recolhidas de materiais de largo alcance, como pedaços de canos, por exemplo.
Preveja que a atividade ocorrerá em pequenos grupos e que será necessário o apoio e acompanhamento do professor enquanto as crianças fotografam. Por isso, planeje uma outra atividade para que o grupo que ficar na sala realize. Verifique a possibilidade de que um adulto apoie o outro grupo enquanto você acompanha as construções dos registros.
Materiais:
Planeje projetar as imagens que selecionou. Reserve um projetor de imagens, computador e arquivo das fotografias. Providencie cerca de quatro máquinas fotográficas ou tablets para os registros das crianças, uma prancheta, caneta e uma máquina fotográfica para você registrar as interações delas com a atividade. Selecione brinquedos, jogos ou outra situação de aprendizagem que a turma possa realizar com apoio de um professor auxiliar enquanto um pequeno grupo está envolvido nos registros fotográficos.
Espaços:
Preveja que a atividade se iniciará no espaço interno, que pode ser a sala das crianças. Organize as mesas e cadeiras em pequenos grupos de forma que acomodem até quatro crianças. Observe a necessidade de reservar um espaço que possibilite a reunião do grupo todo em roda. Na organização dos grupos, busque reunir as diversidades das crianças, agrupando as que revelam maior autonomia com as que necessitam de mais apoio para se arriscarem. Reúna aquelas que são mais observadoras e detalhistas com as que observam com menor detalhamento. Considere que a proposta pressupõe a vivência em outros ambientes da escola. Contudo, as seleção destes locais dependerá da escolha das crianças, podendo haver variação entre espaço interno e externo. Dessa forma, é importante construir combinados para a logística de movimentação e organização do material para as crianças que estarão realizando a outra atividade.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
Ao fotografar, como as crianças visualizavam os registros e os comparavam com o objeto ou situação? Como revelavam estar satisfeitas com o capturado?
Quais movimentos corporais e expressões faciais as crianças faziam ao buscar o enquadramento da imagem? De qual forma elas demonstram estar pensando sobre o uso do corpo ao fotografar?
Ao sugerirem o registro do objeto ou situação, as crianças apoiaram suas ideias na potencialização de características específicas do fotografado? Como revelavam essas ideias?
Para incluir todos:Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Atente-se a desenvoltura das crianças no momento de fotografar e perceba aquelas que, mesmo em grupo, necessitam de maior tempo ou apoio para o desenvolvimento da atividade. Esteja por perto para auxiliar, caso sinta necessidade. Medie e ajuste o tempo diante às necessidades individuais que possam surgir.
1
Faça uma roda com o grande grupo e apresente as três fotografias que você selecionou. Convide as crianças para observarem as imagens, investigando junto à elas o que as fotos trazem em comum. Paute-se em questionamentos que revelem o foco do enquadramento presente. Você pode perguntar o que será que ficou de fora da cena quando o fotógrafo escolheu registrar um abraço, por exemplo. Por que ele escolheu mostrar esta parte e não outra? Quais intenções ele tinha? Neste momento, chame a atenção para o papel importante do fotógrafo, que diante de uma cena faz escolhas e fotografa apenas aquilo que quer mostrar. Continue fazendo questionamentos para que pensem sobre o enquadramento, investigando junto às crianças como o fotográfo faz para registrar apenas partes dos objetos ou de pessoas. Quais estratégias utiliza? Ouça as hipóteses que surgirem e apoie-se nos comentários que fizerem para, a partir deles, ampliar as possibilidades de enquadramento.
2
Após acolher as hipóteses das crianças, conte que hoje farão uma vivência em que buscarão registrar fotografias como os artistas fazem, ou seja, de partes de objetos ou cenas. Conte que preparou molduras para apoiar o olhar focado. Ao encontrarem o que querem registrar, elas devem colocar as molduras para destacar o que querem capturar. Entretanto, há um desafio, pois a moldura não pode aparecer na fotografia registrada, só poderá aparecer o que está dentro dela. Caso considere necessário, exemplifique a utilização das molduras em alguns objetos da sala, para facilitar o entendimento.
3
Conte para as crianças que a atividade de fotografar deverá acontecer em pequenos grupos, de até 8 crianças. Sendo assim, elas formarão duplas e cada dupla receberá uma máquina para realizar os registros e uma moldura para enquadrá-los. Explique que, enquanto um grupo registra as fotos, o outro estará envolvido em uma atividade que já realizam com autonomia, apoiados pelo professor auxiliar. Em seguida eles farão a troca das propostas. Sendo assim, todos experimentarão o papel de fotógrafo.
4
Levante com o grupo quais espaços percorrerão para fotografar em busca de detalhes para as imagens. Acorde a escolha de dois a três lugares. Observe se os espaços escolhidos são próximos uns dos outros. Assim, caso não conte com professor auxiliar, o grupo que estiver realizando a atividade com autonomia também terá seu apoio para eventuais encaminhamentos. Considere organizá-los de acordo com os locais escolhidos para fotografar, para facilitar sua observação e registro das relações que as crianças estabelecem durante a ação de fotografar.
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Após contar sobre como a atividade acontecerá e planejar os espaços que serão percorreridos, organize as crianças nos pequenos grupos e distribua o material para o grupo que irá realizar a atividade com autonomia. Com o grupo que irá fotografar, faça uma reunião e conte que cada criança da dupla registrará 3 fotografias. Esclareça que a outra criança só poderá começar a fotografar quando a primeira finalizar seus três registros. Contudo, elas podem se ajudar conversando sobre como fazer para que só o detalhe apareça na fotografia, por exemplo, ajudando a dispor a moldura no objeto ou local para o registro. É fundamental que você acorde com elas um tempo para registrarem as fotografias. Preveja que esse tempo dependerá da quantidade de crianças na turma. Contudo, sugerimos algo em torno de 10 a 12 minutos. Certifique-se de que os acordos estão claros para todos e convide as crianças a buscarem os detalhes que querem capturar.
6
Enquanto as crianças fazem as buscas, circule pelo espaço observando como elas se movimentam, o que escolhem para fotografar, como interagem com os colegas, como utilizam o corpo, a moldura e o equipamento. Tome notas dos comentários que trazem e, se possível, fotografe as expressões delas. Atue de forma responsiva, acolhendo as descobertas ou oferecendo apoio, caso sinta que é realmente necessário.
Possíveis falas e ações do professor: Ao perceber uma criança se afastar e se aproxima do objeto a ser fotografado mas sem realizar a ação, o professor se aproxima: O que você quer mostrar na fotografia? O que falta? Você deixou de fora o que queria ou deixou dentro o que não queria? Quem sabe se você experimentar chegar com a máquina mais perto ou afastá-la um pouco do objeto? Veja no visor da câmera, nele só aparece o detalhe que enquadrou? Que tal você agachar ou sentar no chão para ver se consegue capturar melhor o enquadramento que deseja? Ao perceber uma criança que se mostra muito feliz por ter conseguido fotografar, o professor se aproxima: Você pode me mostrar sua fotografia? Que lindo detalhe você capturou! O que você deixou de fora da fotografia? Quando escolhemos o que vai aparecer na foto estamos realizando um enquadramento!
7
Observe o tempo de vivência, buscando atender ao combinado com o grupo. Quando faltarem 5 minutos, sinalize as crianças com o intuito de que comecem a se organizar para finalizar as fotografias. Atente-se quanto ao registro, em sua tabela, da última fotografia que a criança tirou na máquina, a fim de garantir a autoria dos retratos. Organize a troca de atividades entre os pequenos grupos e siga as mesmas estratégias para o novo grupo que irá fotografar. Quando todos já tiverem realizado a atividade, organize com as crianças as câmeras fotográficas, as molduras e materiais utilizados nas propostas. Convide a turma para uma atividade que já conhecem e realizam com autonomia, como, por exemplo, explorar materiais de largo alcance, realizar desenhos, ou brincar de faz de conta. Aproveite o tempo para organizar as fotografias em um computador.
8
Ao finalizar a organização das fotografias, convide as crianças para organizarem o espaço que estavam utilizando. Em seguida, as reúna para dialogarem, a fim de investigar junto à elas as impressões que tiveram acerca da vivência. Neste momento, projete as imagens que elas registraram. Paute-se em questões que chamem atenção quanto a especificidade deste tipo de fotografia, quais as dificuldades encontradas e como se sentiram na realização da atividade. Aja de maneira responsiva, instigue as ideias das crianças, trazendo provocações, apoiando suas relações e valorizando suas descobertas. Considere que é fundamental que ao longo da atividade você observe o engajamento da turma com a proposta. Caso sinta que as crianças estão cansadas frente a atividade, você pode pausar a proposta e combinar que a continuidade da proposta seja realizada no próximo dia ou em outro período do dia.
Para finalizar:
Após o momento de diálogo, organize o grupo para a próxima atividade do dia.
Possibilite trazer fotógrafos à escola para conversarem com as crianças a respeito do trabalho que realizam ou realize este contato por meio de vídeos. Estabeleça a continuidade do tema, oportunizando às crianças a apreciação de fotos que expressem outros tipos de técnicas, como close, formas de composição fotográfica, enquadramentos inclinados, panning (técnicas de movimento) e outras que ache interessante abordar. Considere organizar uma exposição de fotografias em que as crianças tenham elegido legendas para as imagens e participado de toda organização.
Oportunize que as imagens fotografadas pelas crianças sejam projetadas em algum local de circulação na escola por alguns dias nos horários de entrada e saída. Convide as famílias para visitarem o espaço e apreciarem as fotografias.
Apresente a proposta
Envie, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, algumas fotografias feitas por você em momentos de lazer, em sua casa, com seus objetos preferidos ou, se possível, alguns de seus registros fotográficos da turma. Faça o convite: “Eu estava brincando de fotógrafa e capturei essas imagens! Que tal brincarmos de fotógrafos profissionais?”
Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a dialogar sobre como um fotógrafo captura detalhes de uma imagem. Depois, realizarão fotografias pelo espaço da casa ou do quintal, incentivando as crianças a brincar de fotógrafo. Selecione e compartilhe com as famílias duas imagens dos fotógrafos David Reeks (disponível aqui), e Adrian McDonald (disponível aqui).
Sugira às famílias
Convide as famílias a observar as imagens dos fotógrafos David Reeks e Adrian McDonald e, posteriormente, a participar da brincadeira de fotógrafo. Sugira que investiguem juntos o que as fotos têm em comum, como o enquadramento da imagem feita pelo fotógrafo ou a intenção de mostrar parte da cena, por exemplo. Sugira ainda que pais e responsáveis chamem a atenção das crianças para esse papel importante do fotógrafo, que, diante de uma cena, faz escolhas e fotografa apenas aquilo que quer mostrar. Proponha que questionem as crianças como o fotográfo faz para registrar apenas partes dos objetos ou de pessoas, e ouçam suas hipóteses, relembrando-as no momento de fazer os registros. Depois dessa conversa inicial, proponha que brinquem de faz-de-conta que são fotógrafos e que, se necessário, decidam com as crianças que cenários ou materiais precisarão ser organizados para o momento, como na montagem de um estúdio fotográfico. Nessa vivência, o objetivo é registrar fotografias como os fotógrafos profissionais fazem, ou seja, de partes de objetos ou cenas. Portanto, as crianças podem preferir fotografar livremente, se possível ao ar livre, capturando as imagens de objetos ou situações cotidianas inspiradas em como os fotógrafos fazem. Proponha que incentivem todas as iniciativas das crianças e se divirtam tirando as fotos.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem algumas das imagens preferidas (duas ou três) dentre as capturadas, de modo que você possa dividi-las com todo o grupo via Apresentações Google (disponível aqui) ou por Whatsapp, por exemplo. No retorno à escola, é possível que você imprima as imagens preferidas da turma e monte uma exposição dos “clicks” preferidos das famílias no espaço escolar.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Josiane Souza do Porto
Mentora: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base:
(EIO3ETO2) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Abordagem didática: As crianças interagem com um universo de possibilidades expressivas e se posicionam de maneira curiosa e investigadora diante desses artefatos. Ampliar esse contato e aprender a manejar essa linguagem, conhecendo as particularidades e os efeitos que ela produz, promovem aprendizagens fundamentais para os pequenos. Afinal, a fotografia é uma linguagem que permite multiplicidade de funções ligadas à estética, à memória e às narrativas imagéticas. Como tal, deve ser explorada para a ampliação e inserção das crianças no repertório sociocultural e tecnológico da nossa sociedade.
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