O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para realizar essa atividade, preveja o acervo de diferentes gêneros textuais como: livros com histórias, livros com poemas, livros com cartas, folhetos, encartes, poemas visuais, convites de aniversário, ingresso de cinema, bulas, histórias em quadrinhos, jornal, entre outros. Não é necessário que os textos sejam novidade para as crianças, mas também não é preciso que conheçam todos os textos. É importante que o grupo já tenha experienciado contextos de aprendizagens com poemas, considerando as características próprias da composição do gênero, pois é esse texto que será identificado pelas crianças.
Materiais:
Gêneros textuais diversos em quantidade suficiente para distribuir em 4 grupos, sendo que deve haver um ou mais poemas em cada grupo.
Espaços:
Planeje um espaço em que as crianças, inicialmente, possam se organizar em uma grande roda e depois, trabalharem em pequenos grupos de até 5 componentes, em ilhas feitas com as mesas. Ao final, as crianças retornam para a roda.
Tempo sugerido:
Aproximadamente uma hora.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como as crianças observam a forma de apresentação gráfica característica do gênero poema? Apoiam-se na forma? Recorrem à memória de um texto já conhecido? Ao selecionar o texto, o que leva as crianças a sugerirem que ele seja um poema?
2. Como foi a partilha de experiências das crianças? O que disseram? Quais pontos você observou que necessitam de maior aprofundamento para a criação de outros contextos considerando a proposta?
3. Que interesses demonstram pelos poemas? Como se expressam a partir das descobertas?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Como as crianças ainda estão vivenciando o acesso à linguagem escrita, é possível que algumas necessitem de maior apoio parareconhecer o texto poema dos demais. É importante que você, assumindo uma postura de observador, circule entre os grupos, a fim de escutar atentamente, como as crianças estão se relacionando com a proposta lançada. Perceba em quais momentos você precisa se aproximar para apoiá-las, de forma que avancem em suas percepções e se sintam acolhidas pela proposta, por mais que encontrem desafios. Esteja atenta para que no contexto da atividade, as crianças possam trocar entre si, de modo que uma aprenda com outra.
O que fazer durante?
1
Organize as crianças em roda. Mostre a elas que você colocou nas mesas textos diferentes e que hoje elas terão um desafio de descobrir algo específico que está escondido entre eles. Diga a elas que serão “Caçadores de Poemas” e que o desafio será encontrar poemas escondidos entre os diversos textos. Converse com as crianças perguntando sobre poemas que já vivenciaram. Proponha que se dividam em pequenos grupos, de 5 componentes, organizados na mesa. Combine que depois que encontrarem os poemas, voltarão para o grande grupo e contarão para os colegas como descobriram qual texto era o poema. Combine que elas terão um tempo para realizar o desafio e que depois vocês voltarão para a roda.
a
Possíveis falas do professor: Pessoal, hoje vamos fazer um desafio. Estão vendo aqueles textos que coloquei nas mesas? Ali temos algo que está escondido. O desafio será descobrirmos. O que será?
2
Após a conversa em roda, convide as crianças para se organizarem nos pequenos grupos nas mesas e começarem o desafio.
Possíveis falas do professor: Pessoal, nas mesas estão escondidos poemas. Vocês conhecem alguns poemas? Quais desses textos devem ser poemas? Como será que descobrimos os poemas?
3
Diga aos grupos que o desafio começou. Lembre às crianças que precisam trabalhar como uma equipe, em que um ajuda o outro. Enquanto as crianças analisam os textos, circule pelos grupos, a fim de observar quais as estratégias estão utilizando para cumprir o desafio. Você pode dialogar com elas, desafiando e dando pistas para encontrarem, caso seja necessário. Observe os interesses das crianças em relação à diversidade de gêneros, especialmente em relação aos poemas. Como reagem ao encontrá-los? Sentem desejo de ler? Pedem para que você leia para eles? Identificam algum livro de poema?
É
Possíveis falas ou ação do professor: É possível que algum grupo necessite de apoio para identificar um poema. Neste caso, esteja atento para mediar, trazendo questionamentos que ajudem as crianças a identificarem a estrutura de um poema. Exemplo: Posso ler para vocês para ajudar a perceberem se é ou não um poema? Como é a escrita de um poema? Vocês lembram como são organizadas as frases em um poema?
Possíveis ações das crianças: Durante a exploração dos textos, as crianças podem se interessar e se envolver na exploração de outro gênero que não seja o poema. Caso isso aconteça, dê um tempo para que invistam nessa descoberta. Aproxime-se e busque incentivar , por meio de questionamentos e leituras do texto, para fomentar a descoberta dos poemas.
5
Observe a interação dos grupos e o tempo que estão usando para explorar os textos, caso seja necessário, contribua com as sugestões para finalizarem a experiência. Quando faltarem 5 minutos, avise que essa parte do desafio de serem descobridores está acabando. Ao término, convide as crianças para voltarem para o grande grupo, sentados em roda, levando o/os poema/as que o grupo encontrou. Proponha que digam como descobriram que aquele texto é um poema. Após a partilha das percepções das crianças, leia os poemas encontrados. Esta última etapa é igualmente importante, porque dará a eles a possibilidade de apreciarem alguns poemas e expressarem seus gostos, sua vinculação com este tipo de texto, ampliando seu repertório e aprofundando seu vínculo positivo..
Possíveis falas ou ação do professor: Como vocês descobriram que esse era um poema? Olhem, o que há de comum entre esses dois poemas?
Caso uma criança contraponha a ideia de um texto que um grupo trouxe, afirmando não ser um poema, você pode perguntar: Por que você acha que esse texto não pode ser um poema?
Para finalizar:
Após a partilha dos grupos, organize o espaço com as crianças, guardando os gêneros textuais e diga que eles ficarão disponíveis na sala para posteriores interações. Peça que se organizem para a próxima atividade.
Desdobramentos
Essa atividade possibilita que as crianças reflitam sobre os poemas e que explorem esse gênero, buscando distinguir as suas características. Em outros momentos você pode propor o mesmo desafio sugerindo que sejam “descobridores” de outros gêneros.
Você pode construir com as crianças uma caixa, deixando-as na sala para futuras explorações, leituras e releituras dos gêneros textuais nela presentes.
Engajando as famílias
Envie para casa um bilhete contando sobre o que foi vivenciado, que as crianças foram “Descobridores de Poemas”. Sugira às famílias que brinquem com as crianças em casa de algo parecido, com os gêneros disponíveis. Elas também podem ser convidadas a enviar para a escola gêneros textuais diversos para ampliar a proposta. Sugestões: bilhete do cinema, um convite de aniversário que receberam, uma carta, um folder, entre outros. Assim você terá um material de exploração cada vez mais rico.