Plano de aula: Dançar com materiais flexíveis

Plano 2 de 5. Veja todos os planos sobre Brincadeiras com materiais de largo alcance!


2

Após a exploração inicial dos objetos realizada pelas crianças, comece a reprodução pelos ritmos mais agitados e rápidos. Convide-as a escolher objetos e a começar a se movimentar ao som da música. No decorrer da dança, comece a reproduzir músicas cada vez mais calmas e lentas, de modo que a atividade termine com a música mais tranquila da sua playlist.


3

Circule entre as crianças, observando suas interações com a proposta. Sugere-se o registro fotográfico e/ou escrito da atividade, a fim de narrar o processo vivenciado pelo grupo. Em suas observações, busque perceber o que elas dizem, como dizem, como interagem entre si e com o material. Elas dançam sozinhas? Manipulam um material em conjunto? Estão sorrindo? Estão se surpreendendo? Você também pode apoiar as experiências e construções das crianças, oportunizando mediações para a ampliação de suas percepções.

Possíveis ações do professor: A criança escolhe o papel para compor seus movimentos. Ao seguir o ritmo da música, ela faz tentativas de que o material se movimente de forma suave, fazendo ondas leves e ágeis. Mas não consegue e não escolhe outro material para suas tentativas. Você pode se aproximar dela e perguntar: Que movimento você quer fazer com o papel? Você acha que o papel está conseguindo se movimentar como você imaginou? Será que há outro material disponível que, ao se movimentar, consegue fazer o movimento que você quer? O movimento de algum colega se parece com o movimento que você pensou?


4

Quando estiver chegando ao final da vivência, conte para as crianças que faltam 5 minutos para o fim da atividade. Ao terminar esse tempo, diga que é hora de começarem a organizar os materiais.


Para finalizar:

Convide as crianças para voltarem a grande roda para compartilharem as experiências e explorações realizadas no dia. Você pode perguntar sobre suas explorações, quais materiais manusearam, como sentiram os ritmos das músicas e como movimentaram os objetos de acordo com elas. Procure saber se acharam a brincadeira divertida e quais sensações experimentaram durante a dança.

Desdobramentos

Esta vivência pode ser realizada mais vezes, possibilitando que as crianças explorem diferentes materiais e ritmos, além de propiciar uma observação mais regular do grupo.

Engajando as famílias

Ao fim das vivências de movimentos corporais com materiais flexíveis, você poderá escolher alguns dos registros fotográficos e observações feitas sobre os momentos de brincadeira livre das crianças para enviar aos pais. É possível fazer isso em forma de bilhete, integrada ao portfólio das crianças ou, ainda, pode ser feita uma exposição dos registros em um mural para a comunidade escolar. Você poderá convidar os pais para participarem de uma das vivências junto às crianças, fortalecendo não só o vínculo entre elas e os pais, mas também o engajamento das famílias em atividades na escola.

Compartilhe:

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Pinterest

Próximos planos da sequência

Veja outros planos sobre Dançar com materiais flexíveis .