Plano de aula: Transporte de objetos

Plano 4 de 5. Veja todos os planos sobre Percurso com materiais de largo alcance!


Para finalizar:

Diga para todo ogrupo que a atividade chegou ao fim e solicite a colaboração para a organização do espaço. Considere reservar ao menos cinco minutos para que as crianças participem deste momento no ritmo delas. Vocês podem cantar alguma música que deixe a organização mais divertida.

Procure a orientação de outros adultos da escola sobre a possibilidade de armazenamento e de reutilização da água que sobrou da brincadeira, por exemplo regando plantas do ambiente externo ou combinando de deixar para o pessoal que ajuda na limpeza da escola.

Se achar necessário, retorne para a sala onde iniciaram a atividade para que as crianças possam trocar as roupas molhadas que estiverem usando por outras secas, ou tomarem banhos.

Por fim, convide todo o grupo para uma roda de conversa. Incentive aquelas crianças que se sintam à vontade contem sobre o que acharam da experiência que tiveram, o que foi mais legal, o que foi difícil, quem ajudou a quem, como conseguiram vencer o desafio etc.

Desdobramentos

Ao realizar novamente a proposta, convide outra turma de crianças para conversar com vocês e mostre as fotografias e os vídeos que fizeram. A partir das observações, pergunte se os pequenos têm sugestões de outras formas de utilização dos mesmos materiais para fazer o transporte dos objetos que flutuam entre as bacias. É possível propor que eles façam desenhos, em duplas, que demonstrem como pretendem utilizar os materiais durante a brincadeira e que os socializem com o grupo. Combine com a professora da turma para que vocês possam brincar juntos.

Engajando as famílias

Verifique com as famílias a possibilidade de dar continuidade a esta atividade em algum espaço fora da escola. Façam, juntos, uma lista de ambientes seguros e adequados para crianças como riachos, laguinhos ou piscinas. Ao escolherem o local, articule a saída com a gestão da escola, reúnam materiais e demais suportes que julgarem necessários. Faça também um convite para que os familiares possam acompanhá-los e apoiá-los, no dia, durante toda a atividade. É interessante fazer um cartaz e disponibilizá-lo num local de acesso frequente dos responsáveis, como na porta da sala da turma, propondo que eles votem na melhor data de realização do passeio, para que possam acompanhá-lo.

Compartilhe:

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Pinterest

Próximos planos da sequência

Veja outros planos sobre Transporte de objetos .