Plano de aula: Sons em brincadeiras com água

Plano 3 de 5. Veja todos os planos sobre Sons do ambiente!

Alinhado a bncc:


4

Observe se as crianças realizam movimentos diversos com a água e/ou materiais disponíveis a fim de produzir sons. Você pode aguçar a curiosidade delas incentivando-as a perceber o som que cada material pode produzir em contato com a água.

Possíveis ações do professor neste momento: Com intuito de enriquecer a brincadeira e as explorações, brinque com a água ou incentive as crianças a fazer movimentos diversos, como empurrar a água fazendo ondas, bater com a mão, utilizar algum utensílio para pegar e soltar a água dentro da bacia ou do balde.


5

Aproveite as diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente (pássaros cantando, folhas de árvores balançando com o vento, barulho de carros circulando, cachorro latindo, silêncio etc) para incentivar a identificação deles e propor a criação de brincadeiras envolvendo os sons. Proponha que as crianças brinquem enquanto cantam alguma música conhecida, como A canoa virou, por exemplo, utilizando a água e os materiais como instrumentos sonoros, de modo que elas vejam a possibilidade de os usar para acompanhar a melodia dessa e de outras músicas que considerarem interessantes.


6

Na medida em que as crianças forem explorando e brincando, fique atento à criança que, por qualquer motivo, não se envolve na proposta, que prefere, por exemplo, observar. Instigue-a a tentar alguma exploração. Faça isso chamando-a para ver, junto com você, o que há em algum canto específico do ambiente, brincando ao lado dela com algum elemento pelo qual ela possa se interessar, pedindo para que te ajude com alguma ação ou objeto ou chamando outras crianças para que se aproximem e compartilhem descobertas.


Para finalizar:

Conforme o tempo da atividade for terminando, avise todas os pequenos que o tempo está acabando e que em cinco minutos você precisará da ajuda deles para organizar e guardar os materiais. Caso alguma criança não queira parar de brincar, diga a ela que agora é o momento de todos compartilharem suas descobertas, contando aos colegas do que mais gostaram de brincar e com o que. Passados os cinco minutos, reúna todo o grupo em roda e convide as crianças para contar como foi a experiência: do que brincaram, quais sons descobriram durante as brincadeiras, do que mais gostaram etc. Incentive todas a participar desse momento, mas respeite aquelas que também não quiserem falar ou expressar sua opinião.Considere as diferentes formas de expressão dos pequenos, que podem utilizar gestos e movimentos para comunicarem o que querem ou buscar o apoio de um dos objetos com o qual brincou.

Desdobramentos

A proposta desta atividade pode derivar outras atividades e brincadeiras. Sugira a exploração e a brincadeira com sons a partir de elementos da natureza (como areia, pedra, terra) dentro de diferentes embalagens e recipientes que podem, inclusive, posteriormente fazer parte do acervo de materiais do grupo.

Engajando as famílias

A experiência de criação e brincadeira com sons a partir de água e utensílios do cotidiano é, em geral, muito prazerosa para as crianças. Compartilhe alguns registros em fotos ou vídeos dessas explorações com os familiares e convide-os a repetir a proposta em suas casas, permitindo que a criança brinque com baldes, bacias ou banheiras com água e com outros utensílios domésticos.

Compartilhe:

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Pinterest

Próximos planos da sequência

Veja outros planos sobre Sons em brincadeiras com água.