Plano de aula: Leitura de poesias

Plano 2 de 5. Veja todos os planos sobre Poesias e parlendas !


5

Após a leitura de cada poesia, retome as hipóteses levantadas pelas crianças. Converse com elas sobre o que anteciparam, fazendo comparações com o texto. A ideia é brincar com as hipóteses da turma diante do conhecimento do texto após a leitura e não conferir ou categorizar como certo ou errado o que foi falado ou apontado antes da leitura. As crianças podem pedir para você ler a poesia de novo. Algumas podem verbalizar isso, outras podem apontar, levantar, querer pegar o livro. Fique atento a essas manifestações e perceba o que elas querem comunicar.

Possíveis falas do professor neste momento: A gente adivinhou sobre o que trata a poesia? Vamos lembrar das ideias que tivemos antes de ler? Vou ler novamente. Nossa, vocês viram que engraçado, a gente imaginava que essa poesia era totalmente diferente. Bem que vocês disseram que essa poesia era sobre a bola, né?


6

Proponha que as crianças recitem as poesias coletivamente. Se as crianças escolheram poesias não conhecidas, elas podem não se lembrar do texto, por ser o primeiro contato com ele. Apoie-as nesse momento. Leia-o novamente, sugerindo que recitem junto com você, ou retome algumas poesias conhecidas para que recitem em pares. As crianças podem recitar as que são conhecidas em forma de canção. Considere as iniciativas das crianças e relembre outras que já fazem parte do repertório delas. Elas também podem propor formas diferentes e divertidas de recitar os textos. Aproveite as ideias que surgirem e sugira algumas, apenas para inspirar que brinquem com a recitação, por exemplo: propor algumas brincadeiras de recitar bem devagar, bem rápido, bem baixinho, fazendo uma voz grossa ou fininha.

Possíveis ações da criança neste momento: Ao recitar as poesias, pode ser que alguma criança não participe. Respeite e chame-a para recitar com você, com outra criança, mas não é necessário obrigá-la a isso. Respeite o seu tempo, pois algumas crianças podem ficar só observando.

Possíveis falas do professor neste momento: Você prefere cantar? Podemos cantar também. O que acha de cantarmos todos juntos? Quem quer recitar a poesia da porta? Eu vou junto com vocês. Será que conseguimos recitar mais rápido? Vamos tentar?


Para finalizar:

Convide as crianças para pegar um dos livros que preferem e escolher um lugar ou cantinho para deitarem, se sentarem, ficarem de maneira confortável. Deixe que leiam e folheiem o livro individualmente por um tempo. Pode ser que alguém se levante e se dirija para alguma atividade de livre escolha. Respeite a decisão. Avise que em cinco minutos a atividade vai terminar. Passado os cinco minutos, cante uma música, que a turma conheça, sinalizando que essa atividade terminou. Enquanto vocês cantam, convide o grupo a deixar os livros organizados para o próximo grupo. Você pode sugerir que coloque-os no cesto de forma divertida, por exemplo, imitando algum bichinho. Convide o próximo grupo para a roda e repita as orientações, sempre considerando o ritmo dos grupos. Organize o tempo de revezamento entre eles.

Desdobramentos

Caso você queira repetir a atividade, para ampliar as oportunidades de contato com a poesia no dia a dia do grupo, utilize esse gênero nas rodas de leituras diárias. Uma variação possível é que os grupos leiam, da maneira deles, as poesias escolhidas para as outras crianças. Você também pode agrupar crianças de idades diferentes para que se apoiem mutuamente, de forma que as maiores ajudem as crianças menores. Outra ideia é propor que cada grupo escolha uma poesia. O professor, em seguida, lerá para todo o grupoas várias poesias escolhidas.

Engajando as famílias

Monte no corredor ou na própria sala um cantinho com poesias. Sugestão de título: “Leia uma poesia em família”. Comunique, por meio de um bilhete para as famílias, que as crianças estão participando de momentos de leitura de poesias e que há um espaço para que elas leiam junto com as crianças. Esse cantinho estará disponível nos momentos de entrada e saída. Convide as famílias a participar.

Compartilhe:

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Pinterest

Próximos planos da sequência

Veja outros planos sobre Leitura de poesias.