Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Alves da Silva
Mentora: Adriana Silva da Costa Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro
Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base:
(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
Abordagem didática: Os vínculos afetivos dos bebês, das famílias e dos professores vão sendo construídos, cotidianamente, em especial nos momentos de chegadas e de despedidas.
É interessante que as famílias sejam convidadas para entrar, diariamente ou de vez em quando na escola, pois, assim, constrói-se uma relação de confiança, pertencimento e corresponsabilidade pelo cuidado e pela educação do bebê.
Ao chegar, quando o bebê é bem acolhido e despede-se tranquilamente da família ou do responsável, ele passará bem o dia para explorar, investigar, interagir com os colegas e aprender. Algumas reações e sentimentos podem surgir por parte do bebê, por exemplo, os choros, que precisam ser acolhidos pelos professores, por meio do diálogo e do olhar cuidadoso.
É importante também pensar nas despedidas entre os pares e dos professores, para que eles saibam que o dia na escola terminou e para que tenham o desejo de retornar ao ambiente alegre e acolhedor.