Plano de aula: Brincando com os bebês em ambiente externo no momento da despedida

Plano 5 de 5. Veja todos os planos sobre Encontros e despedidas!


2

Separe os bebês em pequenos grupos, para que todos tenham a oportunidade de participar da proposta. Atente para garantir que os bebês que ainda não engatinham, ou que ainda não conseguem sentar com autonomia, tenham o apoio necessário. Garanta que fiquem posicionados de forma que possam brincar e observar as outras crianças nos tapetes dispostos, para a interação com os materiais e com os outros bebês.Coloque-se como um facilitador da experimentação e brinque com os bebês, demonstrando as possibilidades que o ambiente traz. Perceba como eles interagem e se comunicam diante da brincadeira proposta. Valide suas ações valorizando seus gestos e formas de comunicação.


3

Observe os bebês e a forma que estão explorando as propostas nos cantos. Apoie as ações deles mas sem tomar a iniciativa.Proponha brincadeiras com os materiais. Faça comentários como: “olha esse canto com areia, deve ser legal colocar a mão na areia, vamos pegar uma pá para brincar?” ou “ vamos pegar um barquinho para colocar na água?”. Circule pelos cantos, verifique se todos estão participando dos espaços e perceba quais eles gostaram mais.

Possíveis ações da criança neste momento: um bebê pode pegar o barquinho e afundar na água.

Possíveis falas do professor neste momento: vamos pegar outro barquinho e tentar de novo?


4

Neste momento os bebês devem estar envolvidos na brincadeira. Quando já estiver próximo ao horário de irem para casa e dos familiares ou responsáveis chegarem na escola, compartilhe com os bebês que hoje eles vão entrar para brincar um pouco com eles.

Conforme os responsáveis estiverem chegando, convide-os para participarem da brincadeira.Mostre um dos cantos para exemplificação e apresente as possibilidades de brincadeiras. Pegue um pote de bolinha de sabão, assopre com a vareta e depois faça com o cabide, para mostrar os diversos tamanhos de bolinha de sabão que pode ser feito. Solicite aos responsáveis dos bebês que ainda não engatinham que os apoiem na brincadeira, facilitando a experimentação de cada canto.Observe as expressões dos bebês e como se comunicam durante a brincadeira com os familiares. Registre esses momentos com fotos e filmagens das explorações e interações que estão acontecendo, para fins de documentação pedagógica.

Possíveis ações das crianças neste momento: o bebê pode inclinar o corpo para frente para empurrar o barquinho ou pegar na areia.


Para finalizar:

Para finalizar, informe os bebês e os responsáveis que em 5 minutos irá finalizar a atividade. Solicite ajuda para os responsáveis para guardar os materiais na sala e retirar as mochilas. Considere, se necessário, um tempo para a troca de roupa considerando que alguns bebês brincaram com areia e água. Na sala, convide-os para cantar uma música junto aos bebês, que marque o horário da saída. Agradeça a participação de todos.

Desdobramentos

É importante que esta atividade aconteça de maneira rotineira, para que seja construído o vínculo entre família e escola. Faça essa proposta em outros ambientes. Proponha na entrada ou saída um momento em que as famílias possam brincar nos espaços escolares junto aos bebês.

Engajando as famílias

Quando convidadas para entrar no ambiente escolar, é possível construir uma relação de confiança junto as famílias. Faça isso diariamente ou em dias espaçados. Envie para a família um bilhete com uma foto da participação do bebê na proposta, agradecendo a participação deles na escola e reforçando quão importante é ter a presença dos familiares.

Compartilhe:

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Pinterest

Próximos planos da sequência

Veja outros planos sobre Brincando com os bebês em ambiente externo no momento da despedida .